https://www.projetodesigual.pt/wp-content/uploads/2019/04/15_1.jpg
SHARE

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Luísa Jegundo do Departamento de Inovação, irá participar na 7ª Edição da Conferência WorldCist’19, no próximo dia 16 de Abril de 2019 em La Toja, Espanha. Trata-se de um fórum global para investigadores e profissionais apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências, resultados, experiências e preocupações nas diversas perspetivas dos Sistemas e Tecnologias da Informação.

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem desenvolvido atividades de investigação em colaboração com a Universidade Aveiro e o Instituto Pedro Nunes, no sentido de promover sinergias e troca de aprendizagens entre as entidades académicas e o 3º setor. O mais recente resultado desta colaboração é a publicação do artigo “Usability evaluation of a Virtual Assistive Companion” enquadrado no tópico “Human-Computer Interaction” desta conferência. Esta investigação visou avaliar a usabilidade da tecnologia CaMeLi que já está presente na rotina das pessoas mais velhas do Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas Diocesana de Coimbra. Os resultados desta investigação e a metodologia aqui aplicada serão considerados no protocolo de avaliação da solução tecnológica que está a ser desenvolvida no projeto DAPAS, no qual a Cáritas  de Coimbra é parceira.

O projeto DAPAS visa integrar os resultados de sucesso de projetos anteriores da comunidade AAL – Ambientes de Vida Assistidos, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções inovadoras estão a ser combinadas num único produto que pode ser distribuído numa escala maior para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Conjunto Europeu AAL (Ambientes de vida ativos e assistidos – TIC para o envelhecimento, 2017) e, no caso português, pela Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P.

SHARE